Grupos de Estudos do SIMCAM
Desde 2010, o SIMCAM tem promovido os Grupos de Estudo (GE) com fins de discutir as pesquisas de seus participantes de maneira mais específica, como se verá pela apresentação dos grupos abaixo, que estiveram ativos nos últimos simpósios. Os GEs realizam-se em três dias, durante o simpósio, com duração de 1h30 a cada dia.
Cognição, Música e Musicoterapia
Coordenadora: Clara Márcia Piazzeta (UNESPAR-FAP)
Integrando estudos de música, cognição, saúde e musicoterapia este grupo propõe entender a função da música para a saúde, com foco sobre os seguintes aspectos: autismo, paralisia cerebral, doenças neuro-degenerativas, reabilitação de lesão neurológica, música e bem estar.
Cognição e Educação Musical
Coordenadora: Rosane Cardoso de Araújo (UFPR)
As discussões deste grupo focam temas que articulam os estudos da cognição e educação musical sob algumas perspectivas como: recepção/percepção, desenvolvimento musical, aquisição da expertise, processos de aprendizagem musical e criatividade, bem como alguns temas da psicologia da música que influenciam o fazer musical, especialmente a motivação e autorregulação da aprendizagem.
Música e Teorias da Cognição
Coordenadores: Beatriz Raposo de Medeiros (USP) e Luis Felipe Oliveira (UFMS)
A proposta deste GE é a de compreender melhor as bases teóricas ou abordagens teóricas de que nos valemos para explicar nosso conhecimento musical. Algumas questões de interesse são: Quais são (algumas das) as teorias da cognição existentes? Como elas (ou algumas delas) dão conta do que entendemos por música?
Semântica Cognitiva e Música
Coordenador: Marcos Nogueira (UFRJ)
Discutir as teorias cognitivas do sentido musical vem sendo o aspecto de interesse desse grupo que dedica-se a entender o processo semântico revelado em descrições proposicionais da experiência com a música.
Neurociências e Performance Musical
Coordenadora: Luciane Cuervo (UFRGS)
O objetivo do grupo de estudos “Neurociências e Performance Musical” consiste em fomentar o debate acerca das contribuições de conhecimentos neurocientíficos aplicados à construção da Performance. Busca-se contemplar a complexidade da manifestação musical, articulando saberes e práticas interdisciplinares intrínsecos ao desenvolvimento cognitivo e o contexto sociocultural.